Quem nunca sonhou alguma vez em viver em um barco? Em uma casa da árvore, casa flutuantes. Veja mais sobre as Ilhas Flutuantes de Uros e faça isso possível.
Quem nunca sonhou alguma vez em viver em um barco? Em uma casa da árvore, casas flutuantes em um lugar especial da imaginação humana. Os habitantes de Uros do Lago Titicaca realizaram esse sonho: Eles criaram suas próprias ilhas flutuantes que são as casas no vilarejo deles.
Segundo a tradição de Uros, eles dizem que todos os outros humanos viveram aqui, mesmo antes do nascimento do sol na Isla del Sol. Também de acordo com a tradição, os Uros têm sangue negro que os protege do frio e de afogamentos. Quanto a história do sangue pode não ser verdade, os Uros têm uma tolerância incrível ao frio, os juncos secos que constroem suas casas não podem ser aquecidos devido ao risco de incêndio.
Dica quente: Peru Hop - A empresa mais usada pelos brasileiros para viajar pelo sul do Peru. Veja AQUI mais informação de como funciona a empresa.
Antes dos Incas invadirem a região em volta do lago, os Uros viviam na margem das cidades e vilarejos. Portanto, quando uns grupos se ajoelhavam ante o conquistador Inca outros iam para a Bolívia, os Uros apresentaram uma solução inovadora: deixaram o Inca na margem e viveram no lago. Eles construíram grandes tapetes de Totora (que eles também usaram outras coisas) e transporte no lago navegável mais alto do mundo.
Os Uros ficaram isolados no centro do lago e esquecidos pelos espanhóis, e anos mais tarde pelo governo peruano e boliviano, até uma grande tempestade em 1986 forçá-los ir até a margem para reparar e solicitar ajuda. Desde então, muitos Uros deixaram as ilhas flutuantes para se juntar a sociedade, mas grande número preservam a maneira tradicional de vida nessas ilhas.
Novidade no Peru: Não perca a chance de explorar Huacachina, o oásis escondido que conquistou os corações de milhares de brasileiros. Clique AQUI para conhecer todos os detalhes e embarque na sua próxima grande aventura!
A construção das ilhas de junco são uma verdadeira proeza, pois novos juncos devem ser constantemente adicionados no topo para substituir os que estão no fundo que se dissolvem na água. As casas de junco, fogão de pedra e observatórios tem que ser suportados pela ilha, além do peso dos residentes, dos objetos e dos animais que eles possuem. Os juncos podem ser comidos como suplemento de iodo natural.
Apesar do estilo de vida tradicional deles, os Uros não são anti tecnológicos e muitos possuem televisões, rádios e barco à motor. Inclusive eles têm sua própria estação de rádio em uma das ilhas e duas escolas nas ilhas flutuantes.
Um ótimo destaque para qualquer passeio é passar a noite com uma família Uros. Você também pode navegar em um dos juncos tradicionais por um preço extra. Você provavelmente precisará de um tradutor, pois muitos dos habitantes falam um dialeto do Aymara.
O “solo” na ilha de junco parece instável e como esponja, mas as pessoas já vivem lá por centenas de anos, e você estará sem perigo de cair na água. A viagem normalmente inclui café-da-manhã, almoço e jantar (provavelmente peixe ou cuy), casa feita à mão por uma das famílias. As viagens reservadas pela Find Local Trips também incluirão um guia e um intérprete, bem como transporte de e para as ilhas flutuantes para seu hostel ou hotel em Puno.
O jeito mais seguro, mais flexível e mais agradável para chegar em Puno, no Lago Titicaca e nos vilarejos flutuantes é através do serviço de ônibus hop on, hop off da Peru Hop Com pontos em Lima, Cusco e La Paz, inclui paradas em Puno, Paracas, Huacachina, Arequipa e Copacabana, a Peru Hop é a melhor opção para viajar pelo sul do Peru e norte da Bolívia. Temos guias locais com experiência pessoal em todos locais. Em qualquer uma das nossas paradas você pode descer, passar quanto tempo você quiser, depois pegar o seguinte ônibus e continuar a viagem para seu destino com a mesma passagem.
Com Peru Hop você pode encontrar passeios, atividades e guias em Puno, no Lago Titicaca. Todas as atividades e passeios disponíveis na Peru Hop são operados pelos próprios peruanos que são bastante atenciosos com a segurança, qualidade e ética, assim você pode ficar tranquilo e curtir sua viagem. Seu dinheiro irá para a economia local, melhor do que outras empresas de turismo maiores.