A Fazenda San Jose (Túnel Secreto dos Escravos) foi construída no fim do século XVII e foi uma das mais fazendas mais ricas pela costa peruana devido a produção de cana de açúcar. Atualmente é usada como hotel turístico e resort; a plantação de cana que funcionou com milhares de escravos que mostraram sua cultura e história por toda zona. Com toda honestidade, isso não é o que está na Fazenda ou o que parece que foi feito num lugar interessante, o que é encontrado abaixo da Fazenda que é incrível!
Depois de entrar num esconderijo secreto, descer por uma escada pequena e estreita, você encontrará uma Fazenda subterrânea coberta por mais de 30 km. Este sistema de túneis conecta a Fazenda San Jose com outras quatro Fazendas na região e conecta a antiga entrada de Chincha a 17 km de distância.
Pelo século XVII, a Fazenda tinha grande quantidade de terra onde cresciam algodão e açúcar com boa qualidade. Durante esse tempo, a escravidão era legal no Peru e os proprietários da Fazenda pagavam por escravos da África e os forçaram a trabalhar na terra, colhendo algodão e outros produtos agrícolas. Devido as taxas impostas pelo governo, os proprietários evitavam pagar taxas de importação, criando um túnel subterrâneo ligando a casa ao porto. Os escravos chegavam bem tarde da noite para entrarem na fazenda pelo túnel subterrâneo, assim o governo não teria registro de escravos no seu sistema. Os escravos eram escolhidos dentro dos túneis e alguns ficavam nos túneis por meses (muitos morriam pelas condições difíceis).
Uma vez que a plantação começava a se tornar mais conhecida e rica, a Fazenda se tornava grande alvo de ladrões e piratas do Oceano Pacífico. Devido ao perigo, os túneis foram expandidos para criar mais saídas secretas para as casas, ligando ao quarto do proprietário, a igreja local e várias outras casas com o sistema de túnel. Na igreja, ao tabernáculo – uma caixa usada para guardar pão e vinho para a Eucaristia – aberta para ser usada como uma entrada secreta ao túnel.
Quando Ramon Castilla aboliu a escravidão em 1854, esses túneis foram usados como cemitério para alguns trabalhadores que morriam na terra ou punidos por seus proprietários. Em 2007, no terremoto de Pisco e Chincha, uma nova entrada subterrânea foi descoberta depois que parte do chão colapsou. Dois depósitos de água também foram descobertos.
O guia Peru Hop nos ensinará sobre a cultura afro-peruana e a história da Fazenda?
Sim, isso será ensinado no passeio pela Fazenda e pelo túnel.Eu posso reservar um passeio um operador turístico?
Nós somos a única empresa que organiza turismo guiado na Fazenda San Jose.