Os Habitantes de Uros do Lago Titicaca vivem uma vida extraordinária nas ilhas flutuantes feito de junco de Totora no meio do lago.
O Lago Titicaca está entre o Peru e a Bolívia e é uma parada popular quando se atravessa a fronteira. O Lago Titicaca é o maior na América do Sul e é o lago navegável mais alto do mundo. A coisa que mais chama atenção sobre o Lago Titicaca são as Ilhas Flutuantes e as pessoas que vivem lá. Tem aproximadamente 4,000 pessoas que vivem na ilha no meio do lago. A vida diária e a história da população de Uros do Lago Titicaca é intrigante e diferente de qualquer outra no mundo.
Dica quente: Peru Hop - A empresa mais usada pelos brasileiros para viajar pelo sul do Peru. Veja AQUI mais informação de como funciona a empresa.
A tribo Uro pré-data a civilização Inca e eles preservaram a maior parte do modo de vida deles até hoje. Esse grupo indígena escolheu viver no lago como uma tática defensiva e se consideram proprietários do lago e das águas. Os habitantes de Uros do Lago Titicaca também afirmam que tem sangue escuro e não sentem frio.
As ilhas são feitas de camadas de junco de Totora seca que são entrelaçados uma com as outras, assim eles flutuam. Uma ilha pode durar até trinta anos se tiver as condições corretas. Quando os juncos chegam ao fundo do lago, novas camadas de juncos têm que ser adicionadas. O processo de reconstrução das ilhas necessita de manutenção constante e é uma das principais tarefas diárias de Uros.
As casas e os barcos dos habitantes de Uros são construídos com a mesma madeira usando uma técnica similar da ilha. Eles também fazem artesanatos que são vendidos aos visitantes das ilhas flutuantes. A cada seis meses eles têm que levantar, mover a casa deles e construí-las, assim eles podem adicionar outra camada de madeira nas ilhas flutuantes.
Novidade no Peru: Não perca a chance de explorar Huacachina, o oásis escondido que conquistou os corações de milhares de brasileiros. Clique AQUI para conhecer todos os detalhes e embarque na sua próxima grande aventura!
Quando a Totora é colocada para construção, parte da raiz é comida porque é uma boa fonte de iodo. Também é usada para aliviar dor, chá e curar ressaca. A pesca e caça de pássaros é um dos principais meios de alimentação da ilha. Em Uros também comem preá e pato que eles têm na ilha. Também tem aves aquáticas na ilha, mas para ajudá-los a pescar ou pelos ovos deles.
Na ilha tem uma escola tradicional e uma escola cristã que são as principais fontes de educação da ilha. Quando as crianças ficam mais velhas e começam a buscar universidade, eles deixam o lago e vão estudar na cidade de Puno.
O modo de vida de Uros é para se admirar, mas também é extremamente difícil e pouco a pouco vai desaparecendo. Muitos ainda vivem de maneira tradicional, transportando juncos nos seus barcos, reconstruindo as ilhas, entram no lago para pescar, mas muitos jovens estão saindo e começando uma vida diferente da ilha. A vida diária depende do junco que cresce no lago, eles fornecem alimento, abrigo e transporte. É uma vida dura e dias longos em um clima severo.
Nos últimos anos, o turismo se tornou uma parte importante da economia Uro. Os habitantes têm aberto suas casas e recebido visitantes de todo mundo. O estilo de vida único deles e o Lago Titicaca de tirar o fôlego faz da ilha flutuante uma obrigação quando passar por Puno.