Não planejei fazer trilha no Vale do Colca, mas todo mundo estava falando sobre isso quando eu fosse em Arequipa.
Eu não planejei fazer trilha no Vale do Colca, mas todo mundo estava falando sobre isso quando eu fosse em Arequipa. Meu guia do ônibus da Peru Hop estava me motivando para ir, então eu decidi me aventurar nisso. Eu fiz algumas buscas de preços de tours e trilhas, decidi e reservei uma trilha de dois dias e uma noite. Eu escutei que a caminhada era bem desafiante, contudo eu estava bem confiante, mesmo não sendo um caminhador frequente, mas eu me considero estar em boas condições físicas.
Tudo certo para ir, eu me levantei pelas 3am e me preparei para conhecer o segundo vale mais profundo do mundo. Levou mais ou menos 3 horas até Chivay onde nós paramos para tomar o café-da-manhã. Um pão com manteiga não mantem a energia todo dia, então levei um pacote de biscoito. Daí nós fomos ao mirador La Cruz del Condor para ver os Condores Andinos, um animal sagrado no Peru. Eu consegui ver essa ave gigante muito rápido, mas infelizmente, foi difícil tirar uma foto porque os turistas já estavam querendo ir nesse belo dia ensolarado.
Sites Oficiais:
Eu encontrei meu guia e o grupo. Todos estavam com bom espírito e animados para ir. Nosso guia começou falando sobre o Vale do Colca e contou algumas lendas peruanas. O nome ‘Vale do Colca’ vem do pequeno vaso (Colca) nos penhascos. Nos tempos ancestrais, esses vasos foram usados para cultivo.
Finalmente, nós chegamos e eu estava me sentindo tão energético. As primeiras duas horas foram bem aproveitadas. Duas montanhas colossais para descer e encontrar o Rio Colca. A caminhada de descida parecia como se o Vale do Colca fosse intocado pelos humanos por causa da grande beleza natural. Depois de 2 horas, todos estávamos suados, mas eu continuava cheio de energia, e nós só tínhamos que continuar descendo a montanha.
A segunda metade do dia era para conhecer as profundidades do vale. Nós caminhamos para um mirador e pela margem do rio. Nosso guia foi sensacional e manteve tudo interessante. Ele comentava sobre as plantas no Vale do Colca, que plantas curam enfermidades, uma repele mosquitos, ele tirou um pouco de tinta vermelha de uma planta e fez nosso grupo parecido com as guerras Incas!
Nós ficamos num vilarejo chamado Sangalle na primeira noite. Foi um lugar maravilhoso no meio do vale. Eles têm uma piscina rodeada por três arvores. Eu dei um mergulho depois de um longo dia de caminhada. Fui comer algo, deitei para dormir cedo e estar preparado para o dia seguinte.
Eu estava me sentindo cansado às 4:30am do outro dia, o dia final no Vale do Colca. Apesar disso, eu estava melhor do que outros no meu grupo! O sol ainda não era visto e nós subimos na escuridão. A caminhada era subida e resistência, eu estava começando a sentir a altitude. Por sorte eu tinha biscoitos que me ajudaram até o café-da-manhã.
Dica quente: Peru Hop - A empresa mais usada pelos brasileiros para viajar pelo sul do Peru. Veja AQUI mais informação de como funciona a empresa.
O sol começou a aparecer por volta das 6am e de repente eu esqueci como eu estava cansado. Eu esqueci a dor nas minhas pernas e a falta de sono, porque eu estava vendo o brilho do sol sobre o Vale do Colca. Nós fizemos uma parada no topo da primeira subida para ver esse incrível brilho do sol. Sem dúvida, um dos cenários mais lindos que eu nunca tinha visto na minha vida. Uma sensação de como se nós fossemos as únicas pessoas em todo o vale e essa imagem nos despertou para mostrar a todas suas belezas. Então eu entendi o motivo que nós subimos tão cedo!
O brilho do sol despertou todo mundo, mas a altitude estava atingindo algumas pessoas. Por sorte, eu passei tempo na altitude e tinha algumas folhas de coca. Nós chegamos no topo do vale e agora o sol estava forte. Eu tirei as duas jaquetas que estava vestindo e coloquei uma camisa. Nós paramos na cidade de Cabanaconde e tomamos o café-da-manhã. A minha jornada no Vale do Colca estava chegando ao fim.
Um ônibus nos pegou lá. No caminho de volta para Arequipa, nós paramos nas águas quentes, tiramos belas fotos de um mirador espetacular e, claro, encontramos algumas llamas e alpacas!
msp
A trilha do Vale do Colca envolve subida bem cedo, eu posso garantir que vale a pena! Eu curti o aspecto do grupo da viagem. A caminhada foi bem aproveitada e tivemos um ótimo guia. Minha viagem para o segundo vale mais profundo do mundo superou minhas expectativas, eu estou contente por essa atitude que tomei em ir sozinho. Também foi uma maneira de me adaptar a altitude, já que meu próximo destino é Machu Picchu! Acredite em mim e não perca a oportunidade de conhecer um dos vales mais profundos do mundo!
Post do convidado Mark Collins, com sua mochila de viagem ao redor do mundo.