Lago Titicaca: Informação sobre dois lados diferentes - O Peru e a Bolívia dividem o Lago Titicaca, veja tudo o que esse lago oferece!
O Peru e a Bolívia dividem o Lago Titicaca entre eles, havia uma disputa de quem teria a parte mais bonita do lago, ou como os habitantes dizem, quem receberia o lado “Titi” e quem teria o lado “Caca”.
As principais cidades no lago são Puno, no lado peruano, e Copacabana, no lado boliviano. Copacabana normalmente é considerada mais atraente e turística do que a cidade de Puno, atravesse o lago, mas Puno tem sua parte atrativa e beleza também.
Dica quente: Peru Hop - A empresa mais usada pelos brasileiros para viajar pelo sul do Peru. Veja AQUI mais informação de como funciona a empresa.
Por exemplo, Puno tem vários “miradores” ou “observatórios” que oferecem paisagens deslumbrantes do lago mais alto do mundo. Liderando entre esses está o “Mirador El Condor” que inclui uma estátua de aço de um condor olha sobre o lago e a cidade do sul. Mais ao norte, outro animal no Mirador, Puma Uta, contém uma escultura de um Puma rugindo, também guardando a cidade e olhando para o lago.
As Ilhas Flutuantes de Uros são acessíveis apenas por Puno. Esse grupo de 72 ilhas de madeiras artificiais são o abrigo das pessoas de Uros, que vivem de uma forma tradicional. Quando a madeira já está nas ilhas, eles constroem, pois é uma maneira de fugir dos invasores, incluindo os espanhóis e os Incas. Os habitantes vivem nessas ilhas por mais de quinhentos anos, mantendo e reparando-as de geração em geração.
Puno também tem fácil acesso à vários sítios arqueológicos antigos, incluindo a tumba cilíndrica pré-inca de Sillustani, onde as pessoas Aymara Qulla colocam as autoridades nessa torre de enterro conhecida como “Chullupa”, até que eles foram conquistados e roubados por expansão pela civilização Inca e depois pelos espanhóis.
Bem próximo, também tem ruínas do antigo templo Inca “Inka Uyu”, dedicado ao Inti (deus do sol) e a esposa dele Pachamama (deusa da terra), que foi usada nos rituais de fertilidade por casais que tinham problemas para conceber crianças. Está coberto com pilhas de pedras em forma de cogumelo que simbolizam a conexão entre o sol e a terra.
Copacabana, o outro lado, é uma cidade dedicada ao turismo, para viajantes internacionais querendo festas e relaxar nesse lindo lago e ver os bolivianos na peregrinação até o santuário Copacabana Estaciones de la Cruz. Também é um ótimo lugar para caminhada, com trilhas emocionantes.
Uma das maiores atrações é a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana, uma catedral construída no estilo mourisca da pré-reconquista do sul da Espanha e uma das catedrais mais bonitas e mais importantes da Bolívia.
Novidade no Peru: Não perca a chance de explorar Huacachina, o oásis escondido que conquistou os corações de milhares de brasileiros. Clique AQUI para conhecer todos os detalhes e embarque na sua próxima grande aventura!
Também é a porta de entrada para a sagrada Ilha Inca “Isla del Sol” ou “Ilha do Sol”. Essa ilha possui diversos lugares antigos, objetos e ruínas, onde muitos rituais tradicionais ainda são praticados e o catolicismo é misturado com a religião nativa Inca. A Isla del Sol foi acreditada pelos Incas como o lugar de nascimento do sol, e a criação da regra dos Incas.
Entre a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana, a Isla del Sol e a Estação de Cruz em Copacabana está o lugar mais santo da Bolívia, os católicos e as pessoas que ainda seguem crenças antigas. É ideal para viajantes que buscam por uma experiência mítica e relaxante.
A escolha entre os dois é difícil, porque não visitar ambos e decidir você mesmo? Com o serviço hop on hop off da Peru Hop e Bolivia Hop , você pode passar quanto tempo quiser em cada um. Nossos ônibus são os mais seguros, mais agradáveis e mais flexíveis para chegar ao sul do Peru e ao norte da Bolívia, incluindo a beleza do Lago Titicaca.
Com nossas passagens hop on, hop off, você pode descer em qualquer parada na viagem, ficar quanto tempo você quiser e pegar o próximo ônibus seguindo o mesmo trajeto. Os guias que viajam em nossos ônibus são nativos com conhecimento dos lugares e paisagens pelo caminho e eles mostrarão um lado do Peru e da Bolívia que você não verá com outras empresas de turismo.