Montanha Arco-Íris ou 7 Cores, Peru: Dicas de como conquistar o Vinicunca, uma montanha multi colorida nos Andes peruanos.
*Informação Atualizada 2024*
Eu finalmente escalei até o topo da Montanha Arco-Íris e devo dizer que foi mais do que eu esperei! A própria montanha é incrível, e é fácil ver porque ela recebe o nome Montanha Arco-Íris vendo as minhas fotos abaixo.
Aqui, eu vou contar detalhes da minha experiência e lhe mostrar que não importa a sua idade, é muito fácil visitar a Montanha Arco-Íris em qualquer época do ano!
Dica quente: Rainbow Montain Travels foi o operador favorito dos brasileiros em 2024. Veja AQUI o site oficial de Rainbow Mountain Travels, encontre os melhores passeios, como chegar e o que levar.
Nós saímos de Cusco para a Montanha Arco-Íris às 3:30am no domingo de madrugada (o passeio funciona todos os dias – veja aqui para mais informações do passeio). Nós reservamos pela RainbowMountainTravels.com que é o melhor operador turístico para a Montanha Arco-Íris na região. Esse passeio sai cedo porque nos garante ser um dos primeiros grupos no topo da Montanha Arco-Íris.
Eles oferecem tanque de oxigênio, que é muito importante para você chegar a mais de 4,500 metros acima do nível do mar! Nem todas as empresas oferecem isso, pois é algo que você deve ficar atento quando escolher um operador turístico na Montanha Arco-Íris.
Vinicunca, Montanha Arco-Íris, está localizada a 3 ½ horas de Cusco de micro-ônibus. Encontrada nos Andes peruanos é famosa por sua beleza natural. Ela foi descoberta recentemente, contudo está rapidamente se tornando um dos lugares mais visitados nos Andes.
Nós descemos do ônibus e entramos no ar congelante da manhã, onde um café-da-manhã nos esperava em uma barraquinha, que estava incluído no preço. Depois que nós terminamos e estávamos pronto, o grupo (liderado pela guia Karen), começou a trilha em busca do arco-íris! A caminhada leva por volta de 3 ou 4 horas de subida e um pouco menos na descida.
Dica quente: Peru Hop - A empresa mais usada pelos brasileiros para viajar pelo sul do Peru. Veja AQUI mais informação de como funciona a empresa.
Depois de 15 minutos de subida, nosso grupo fez o primeiro descanso. Todos pareciam já estar bem cansados nessa parte. Tudo que eu pensava era “Como eu posso caminhar por 3 horas?!”. Por sorte, isso é fácil. Honestamente, depois dos primeiros 15 minutos cansativos o caminho fica plano por mais ou menos 40 minutos e tem uma paisagem bem bonita.
Tem a opção de ir a cavalo na parte plana da subida – eu acho que custa por volta de 20 ou 30 soles, e tirar belas fotografias, mas dessa vez nós não tiramos, na próxima vez eu subiria em um desses cavalos!
Depois que você termina a parte plana da caminhada, a parte divertida começa. A mais de 5,000 metros acima do nível do mar, cada passo se torna cansativo. Essa seção da subida parece ser infinita, é ainda pior pelo fato dos habitantes jovens e senhores – vestidos com as roupas coloridas – nos passando sem nenhum esforço, pois nós estávamos esgotados.
Quando nós chegamos no topo do Vinicunca, a paisagem de tirar o fôlego facilmente nos fez esquecer as 3 horas de sofrimento que passamos. O glacial Ausangate em um lado e umas montanhas coloridas do outro lado – está subida foi para ficar na memória. Sem precisar dizer que nós tiramos fotos suficiente para encher nosso Instagram durante a semana.
A descida foi impressionante. As paisagens gloriosas lentamente começavam a desaparecer, nós voltamos por um caminho diferente por onde tinha alpacas e ovelhas. Um almoço caseiro fresco (incluído no preço) foi servido e devorado rapidamente. Exaustos, a estrada esburacada de volta para casa não impediu que ninguém pudesse dormir.
Nós chegamos no nosso hostel em Cusco às 7pm depois de um dia incrível.
Minhas Melhores Dicas