Informação atualizada regularmente sobre a propagação do coronavírus, como afeta o Peru e como você deve se preparar se planeja viajar pelo país.
Começamos a dizer que não tem razão para se preocupar com o coronavírus para os viajantes no Peru.
Foi informado que já tem casos do coronavírus no Peru, mas as indicações são extremamente baixas. Veja as informações exatas aqui ou aqui.
As autoridades peruanas publicaram o orçamento oficial e o plano de ação implementado para tratar o vírus:
Foi instalado um hospital móvel no Aeroporto de Lima para avaliar as pessoas à medida que chegam, e é esperado que habilitem nove hospitais caso aumente o risco do vírus.
Você sabia: O Centro de Informação Turística na Avenida Jose Larco, 799 em Miraflores oferece informação gratuita para todos os viajantes ao Peru. Visite na Avenida José Larco, 799, Miraflores, está aberto de 9 am a 9 pm!
O conselho oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que não há necessidade de interromper nenhum plano de viagem. Fato que no Peru os números de casos são tão baixos que provavelmente você pode estar mais seguro aqui que no seu país de origem.
O vírus NÃO é transmitido pelo ar e graças a ventilação especial nos aviões feitos para limpar e ventilar o ar, o transporte aéreo não deveria ser motivo de preocupação.
O vírus pode sobreviver nas superfícies por até 30 minutos e não pode contrair o vírus se não esteve em contato com alguém que tem ou que é portador.
O vírus é transmitido através de gotas, lave bem as mãos e siga o procedimento adequado ao tossir ou espirrar.
O correto é tossir ou espirrar cobrindo com um lenço descartável ou cotovelo. Você deve jogar fora o lenço imediatamente e lavar as mãos. Se você espirrar ou tossir na sua mão, também deve lavar as mãos.
Você também deve seguir as precauções adequadas de higiene dos alimentos. Antes de cozinhar deve lavar as mãos, lavar as verduras e os utensílios antes de usar, e ter certeza que todos os alimentos estão bem cozidos.
O uso de máscaras é bem útil para as pessoas que já estão afetadas pela doença. Infelizmente, para quem não está infectado, as máscaras não funcionam para prevenir a propagação da infecção.
O conselho é evitar as compras compulsivas de material cirúrgico, como máscaras, e deixar disponíveis para quem necessite: pessoas infectadas com o vírus e pessoas que cuidam deles.
Lembre-se, o vírus é transmitido através de gotas, portanto, lavar as mãos ou usar álcool em gel é, na verdade, uma proteção mais efetiva.
A principal recomendação é lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos. As mãos devem se esfregar entre os dedos separadamente, também as pontas dos dedos contra a palma da mão para lavar o interior das unhas. Esaa imagem mostra qual é a técnica correta para lavar as mãos.
Lave as mãos e vigie sua saúde para detectar qualquer sintoma que possa aparecer. Se estiver realmente preocupado, trate de ficar em casa por no máximo 2 semanas. Se não for apresentado nenhum sintoma, está tudo bem. Se você começa a sentir febre e dificuldade para respirar, busque orientação médica.
Se você apresenta sintomas de estar infectado com o coronavírus, ligue para seu centro médico. Eles deveriam lhe dar sugestão sobre o melhor lugar para lhe orientar. Em seguida pode colocar uma das máscaras para ir ao centro médico. Tente não tossir perto de ninguém e mantenha uma distância mínima de 2 metros de outras pessoas.
85% dos casos são leves e as pessoas podem se recuperar em casa. Tem pessoas que têm mais risco, como os anciãos ou as pessoas com problemas respiratórios.
Se dizem que seus sintomas são leves, porém duram mais de 2 semanas ou sente dificuldades para respirar, busque orientação médica novamente.