Se você ainda não sabe o que levar para o Peru, use esses conselhos para arrumar sua mala de acordo com o clima, a estação e seu roteiro.
O Peru é um país muito diverso, tem costa, serra e selva e dependendo da época do ano, faz frio ou calor, assim que a decisão sobre o que levar para o Peru na mala não é tão fácil como apenas guardar “roupa de inverno” ou “roupa de verão”.
Sites Oficiais:
Tudo vai depender do que você quer fazer no seu roteiro de viagem, mas nossa recomendação é que você conheça tudo o que puder das maravilhas escondidas desse país, fazendo viagens curtas desde Lima ou escolhendo o seu próprio trajeto.
Se for viajar de ônibus pelo Peru, conhecerá belas paisagens da costa em Paracas, deserto impactante em Huacachina, bonitas cidades antigas, como Arequipa, a friagem de Puno na margem do Lago Titicaca, e com certeza a impactante cidade de Cusco, porta de entrada para Machu Picchu.Nessas condições, fazer a mala e decidir o que levar para o Peru pode ser um pesadelo. Por isso preparamos esse guia simples para que não deixe nada para trás.
Novidade no Peru: Não perca a chance de explorar Huacachina, o oásis escondido que conquistou os corações de milhares de brasileiros. Clique AQUI para conhecer todos os detalhes e embarque na sua próxima grande aventura!
Os climas no Peru não são tão intensos como na Europa ou no extremo sul da América do Sul. No entanto, os climas internos são muito variáveis. Inclusive, numa mesma cidade você pode sentir bastante calor de dia e ter temperaturas muito fria a noite, graças à altura ou às montanhas em volta.
Além disso, estações como outono e primavera, não são tão definidas, então você pode sentir frio no final de setembro, quando o inverno já tiver terminado. Lembre-se que o período das estações aqui no hemisfério sul são:
Essas são as recomendações para fazer sua mala conforme o clima.
Em Lima a temperatura varia entre 20° e 27°C sem chuva, enquanto que em Cusco chega no máximo 17°C, mas com chuva, além de roupas leves, você deveria levar roupa e calçado impermeáveis, assim como bota de chuva.
Os dias em que você estiver de passeio em Lima durante o verão, é recomendável que leve um casaco contigo para as noites com vento. Lembre-se que Lima é banhada pelo Oceano Pacífico e a brisa marinha pode ficar fria durante a noite.
As sandálias é uma das coisas mais importantes do verão, contudo não é recomendável usá-las nas caminhadas pela cidade porque o sol é muito intenso e pode queimar seus pés.
Pode levar bermuda, mas se for à selva, deve ter as mesmas precauções que nos climas tropicais e se proteger contra os mosquitos, principalmente na temporada de chuva. IMPORTANTE: Se quiser ir à selva é recomendável que tome vacina contra a febre amarela, pelo menos dez dias antes da sua viagem.
Dica quente: Peru Hop - A empresa mais usada pelos brasileiros para viajar pelo sul do Peru. Veja AQUI mais informação de como funciona a empresa.
Em Puno, a quase 4,000 metros acima do nível do mar o inverno é implacável, com temperaturas abaixo de zero. No entanto, pelo resto do país é tolerável se viaja bem agasalhado..
Uma jaqueta, gorro ou touca e camisa manga longa seriam suficientes. Também não se esqueça de levar calças e calçados fechados e algo mais para sua cabeça.
Como esse tipo de roupa ocupa muito espaço na mochila, considere as opções de roupa térmica que vem integradas os aquecedores de inverno. Assim você não passará frio em nenhuma circunstância. Mas não é necessário exagerar.
Você pode vestir várias camadas da sua roupa “da costa” para se proteger do frio ou adquirir lindas peças de alpaca, um tecido tradicional peruano muito especial.
No inverno, são comuns os problemas de saúde associados às vias respiratórias e se você sofre de asma ou alergias, deve se cuidar um pouco mais. Pense na possibilidade de contratar um seguro de viagem para evitar contratempo e viaje com uma agência de turismo responsável que possa te ajudar em caso de alguma enfermidade imprevista.
Além da sua câmera fotográfica e a melhor atitude, é indispensável fazer uma viagem ao Peru com vontade de aprender sobre sua farta cultura, provar sua gastronomia ilimitada e mergulhar no mistério dos antepassados. A melhor maneira para fazer isso é viajando pelo Peru de ônibus, viver suas mudanças climáticas e paisagísticas enquanto se familiariza com os habitantes e a natureza.
Lembre-se de deixar um espaço na sua mala para todas as recordações que você vai querer levar de volta para casa: peças de alpaca, artesanato, instrumentos musicais tradicionais e as melhores recordações possíveis.