Tudo que você precisa saber para visitar as misteriosas Linhas de Nazca, onde ficar, como chegar e os melhores passeios para fazer.
Encontra-se no coração do deserto de Nazca ao sul do Peru, as Linhas de Nazca são enormes linhas e figuras feitos no deserto.
Apesar dessas esculturas incríveis ainda não terem uma data exata, se estima que elas foram feitas entre 500 a.C. e 500 d.C. pela Cultura de Paracas que existiram naquela época.
Embora ninguém tenha certeza, muitos estudiosos acreditam que as grandes esculturas na terra tenham significado religioso para os habitantes de Nazca. Como resultado de centena de desenhos esculpidos no deserto de Nazca com detalhes e complexidade variadas.
Hoje, as Linhas de Nazca se tornaram uma atração turística muito popular e deve ser vista por todos que passam pela cidade desértica.
Dica quente: Peru Hop - A empresa mais usada pelos brasileiros para viajar pelo sul do Peru. Veja AQUI mais informação de como funciona a empresa.
As primeiras Linhas de Nazca foram descobertas por Pedro Cieza de León quem por engano falou dos marcadores de trilha em seu livro publicado em 1553.
Através de um voo de avião veio aumentar suas pesquisas das estranhas esculturas no deserto voando com pilotos militares e civis da região.
Com o aumento das investigações despertou o interesse dos exploradores. Em 1927, o arqueólogo peruano Toribio Mejía Xesspe atravessou as Linhas de Nazca a pé por ser inspirado ao passar anos estudando as linhas e às vezes as relatava nas suas conferências em 1939 em Lima.
Paul Kosok, um historiador americano, foi o primeiro a estudar linhas e geóglifos. Ele estava investigando a teoria que as esculturas estranhas foram usadas como tubo de irrigação pelos Nazcas. Vindo dos céus, ele disse que as linhas foram feitas por um beija-flor.
Esta descoberta levou a extensa busca de porque os ancestrais Nazca criaram grandes dimensões dessas esculturas fascinantes, liderando muitas teorias de como e porque vieram a ser as Linhas de Nazca.
No entanto, as linhas não são tão profundas para ser parte de um sistema de irrigação. Kosok também percebeu que observando do alto, algumas delas tinham figuras de animais.
Essa descoberta produziu uma forte investigação sobre por que os Nazcas haviam criado essas fascinantes figuras esculpidas na terra, criando inúmeras teorias sobre esse assunto, inclusive a mais esquisita que diz que esses geoglifos são produto de uma intervenção extraterrestre.
Os geoglifos são figuras feitas sobre a superfície terrestre. Podem estar em ladeiras, montanhas ou planícies. Existem duas técnicas para a construção de geoglifos:
Em 1940, a científica alemã Maria Reiche começou a trabalhar como ajudante de Kosok e quando ele foi embora do Peru, ela ficou responsável pelas linhas, protegendo dos invasores, procurando o que foram considerados assunto de interesse nacional.
Curiosidade: : Rieche gastou muitas vassouras fazendo que sejam visíveis as linhas, e ficou com a fama de ser uma bruxa entre o povo de Nazca.
Em 1994, as Linhas de Nazca e as Pampas de Jumana foram consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO. Na Rodovia Panamericana que atravessa o deserto peruano tem um ponto com uma Torre do Mirante de onde é possível apreciar 3 das 13 figuras mais significativas.
A construção desse Mirante foi resultado da obra de conscientização de Maria Reiche quem também foi chamada de “Dama das Linhas”.
Uma explicação popular sobre as linhas, é relatada a corpos celestiais e o que eles foram em datas significantes. Muitos acreditam que as Linhas de Nazca é o ponto para onde essas constelações subirão em um dia importante para o povo de Nazca.
Uma explicação popular sobre as linhas, é relatada a corpos celestiais e o que eles foram em datas significantes. Muitos acreditam que as Linhas de Nazca é o ponto para onde essas constelações subirão em um dia importante para o povo de Nazca.
O Prof. Kosok investigou a teoria que as esculturas misteriosas foram usadas como sistema de irrigação para impulsar a agricultura no meio do vasto deserto. Alguns arqueólogos também tem a teoria de que as esculturas foram uma forma de adoração a um deus pelas águas das montanhas.
Algumas teorias são definitivamente mais estranhas do que outras e não há nenhuma resposta definitiva das origens das Linhas de Nazca. Possui especulações que pessoas usavam balões para ver as grandes linhas do alto.
Novidade no Peru: Não perca a chance de explorar Huacachina, o oásis escondido que conquistou os corações de milhares de brasileiros. Clique AQUI para conhecer todos os detalhes e embarque na sua próxima grande aventura!
Nazca está localizado no deserto de Ica, aproximadamente 6 a 7 horas de ônibus de Lima. Infelizmente, não há trem ou avião para Nazca, indicando que o único jeito de chegar aos fascinantes geoglifos é de ônibus.
Para viajantes que querem ir a Nazca, nosso ônibus te deixam e te pegam em cada local conforme solicitado, de uma maneira fácil com uma programação flexível.
Os ônibus da Peru Hop oferecem conforto e segurança nas viagens para Nazca, te pega e te deixa grátis nos hotéis. Também têm paradas adicionais e passeios no caminho para Nazca que farão sua viagem valer muito mais a pena! Confira a página de pacotes para mais informação.
Como as Linhas de Nazca são um dos principais roteiros turísticos do Peru, há muitos lugares para se hospedar. Desde hostels simples para mochileiros até hotéis luxuosos e todas as opções razoáveis.
Se você viajar com a gente, terá descontos especiais em hostals e hotéis por ser um dos nossos hopsters. Para mais informação sobre Nazca, verifique o guia completo que fizemos sobre a cidade.
O modo mais popular de observar as Linhas de Nazca é, sem dúvida, do ar. Como os passeios se tornaram mais populares com os turistas, os serviços aéreos se tornaram mais acessíveis, qualquer pessoa pode ver os geoglifos dos céus!
Os voos duram 30 minutos, com guias multilíngues, assim você pode conhecer mais das Linhas de Nazca.
Os passeios tendem a ser de manhã e de tarde com aviões de vários tamanhos, indicando que você e todo seu grupo podem aproveitar as esculturas juntos!
Se voar não é o seu forte ou se você está com o orçamento curto, não se preocupe, você pode ver as Linhas de Nazca de uma torre de observação, custando muito pouco para a entrada e transporte. A vista não é tão espetacular quanto de um avião, mas é definitivamente uma experiência fantástica se você não puder voar.
Se você estiver viajando com a Peru Hop, a torre de observação está incluída como um adicional grátis ao passeio com seu ingresso, indicando que você pode ver as incríveis Linhas de Nazca grátis!
Com o maior geoglifo medindo 370m, as incríveis Linhas de Nazca são uma obrigação de visita para todos que estão viajando pelo Peru. Então, o que você está esperando? Se é de avião ou da torre, pegue seu pacote Peru Hop e venha conosco enquanto nós descobrimos mais dessas esculturas misteriosas no Deserto de Nazca.
Também verifique nosso guia para a cidade de Nazca para mais informação.