Nesse guia você encontrará tudo que precisa saber como chegar em Máncora, que fazer na sua viagem, que outras praias ficam perto e todas as características que fazem a baía preferida para tirar férias, descansar ou curtir alguma festa.
Máncora é provavelmente um dos destinos favoritos para tirar férias no Peru. As praias recebem sol todo ano, a areia é clara, o mar é turquesa e o ambiente é incomparável.
A confluência da corrente oceânica de Humboldt (fria, que viaja de sul a norte) com a corrente El Niño (quente, que viaja de norte a sul) fazem das águas de Máncora uma combinação única para o surf e os esportes aquáticos. Além disso, são correntes menos frias comparadas as que estão ao sul da costa peruana e tem sol todo ano.
Máncora fica na província de Talara, no estado de Piura, no norte do Peru. As praias do norte peruanos são bem conhecidas pela sua beleza. Muitas das praias têm areia clara ou semi laranja, as águas são cristalinas e azul bem intenso.
No verão, o mar é verde azulado, enquanto que no inverno é turquesa. A costa está rodeada por colinas arenosas e até o leste pelo
Se você quiser ir ao norte saindo de Lima tem várias opções: dirigindo um carro próprio, ir de ônibus ou pegar um avião. Essas são as distâncias e o tempo de cada um:
Esses são os aeroportos mais perto de Máncora:
A diferença entre os aeroportos (além da distância que separam de balneários como Máncora) é a frequência dos voos de Lima, porque isso incide nos preços das passagens e as opções das linhas aéreas disponíveis.
Há várias opções dependendo do orçamento:
A maioria dos hostales poderão lhe ajudar com seu traslado do aeroporto até recomendar um táxi de confiança, como parte do serviço da estadia.
No aeroporto de Talara, você pode pegar um táxi até o ponto de ônibus da empresa EPPO, na Av. Panamericana, 243 ou na Empresa El Dorado, na Av. Sánchez Cerro, 1119.
Dica de viagem: se você quiser economizar um pouco, pode pegar os táxis fora do aeroporto para não pagar a taxa que os taxistas cobram por estacionar dentro do aeroporto.
Mas o ideal é contratar um transporte seguro e confiável recomendada pela sua hospedagem. Confira também os preços porque mudam conforme a temporada.
Você também pode se locomover pelo balneário ou entre as praias de moto táxi. Essas pequenas unidades lhe transportarão por S/ 1 ou S/ 2 até os lugares mais perto.
Outra recomendação é aproveitar para cambiar moeda ou retirar dinheiro nos caixas eletrônicos do aeroporto, também nos locais autorizados do centro de Máncora.
A maioria dos lugares turísticos aceitam cartão VISA, MasterCard e AMEX, mas não deixe de tomar as precauções.
O clima em Máncora é ensolarado todo ano. A temperatura média é de 26 °C podendo chegar a 45 °C nos meses de mais calor. A temperatura varia em função das estações:
O que levar na mala? Toda roupa de verão é bem-vinda nessas épocas, sandálias, short, camisa leve e, claro, protetor solar.
Atenção às chuvas: de dezembro a abril aumenta a chuva em Piura, especialmente na região serrana. Planeje o roteiro da sua viagem.
A corrente Humboldt, chamada assim pelo famoso naturalista alemão, arrasta as águas frias do fundo do oceano até a superfície, banhando toda a costa peruana. Essa corrente se move de sul a norte
Mas antes de chegar ao Equador, essa corrente faz um desvio para as Ilhas Galápagos e se encontra com a corrente El Niño, que é quente, com temperaturas de aproximadamente 30 °C.
Isso causa que a água da costa norte peruana seja uma combinação das duas correntes, gerando ondas de qualidade mundial para o surf, assim como praias tranquilas e quentes, onde pode tirar férias com as crianças como por exemplo as Pocitas de Máncora.
Essa particularidade do mar, dá origem a fenômenos atmosféricos interessantes que combinam a água fria da corrente Humboldt, com a água quente da corrente El Niño. Por isso Máncora é o destino favorito dos surfistas e amantes de esportes aquáticos.
Você pode viajar para Máncora, ficar no vilarejo e aproveitar a baía, mas também pode visitar as praias próximas na província de Talara. Esse guia ajudará você a saber o que encontrará em cada uma, começando pela praia que leva o nome da baía:
Peru é um país muito visitado pelos surfistas. Mais de 150 mil pessoas vão cada ano ao Peru para surfar, muitos deles ficam no norte.
A costa se estende por mais de 3 mil quilômetros, é o lar das melhores ondas para os amantes de surf. Especificamente no norte, que é uma zona ensolarada todo ano, a baía de Máncora oferece as famosas “crescentes” ideias para o surf entre outubro e março.
Essas são algumas das melhores praias para surfar no norte peruano:
Apesar da temperatura do mar do norte ser mais quente, é recomendado aos surfistas usar macacão neoprene 2/2 ou roupas curtas no verão e se for inverno usar macacão 3/2.
Quando se trata do litoral sul do Peru, é melhor usar um macacão 4/3 para explorar as ondas nos meses mais frios.
Quando se trata do que fazer em Máncora, as opções são infinitas. Essas são algumas das atividades favoritas dos turistas para aproveitar bem as férias em Máncora.
Lembre-se: não tocar nas tartarugas e levar um pen-drive para que você leve uma recordação em vídeo da experiência.
A vida noturna em Máncora é famosa por ser divertida. Por ser o ponto favorito dos turistas e surfistas, a noite em Máncora oferece boas festas em um ambiente seguro.
Conheça novas pessoas, prove bebidas e curta toda diversão de um vilarejo litorâneo na noite mancorenha. Nós recomendamos as festas em:
Wiracocha Surf Restobar: Se você quiser bebidas típicas frente à praia com os pés na areia, o que você precisa para se reconciliar com o mundo, esse é o lugar correto. A festa começa logo depois do pôr-do-sol.
Em Máncora, a festa continua toda noite, assim é fácil onde encontrar lugar para se divertir.
Dica de viagem: para a ressaca do dia seguinte nada melhor que tomar água de coco ou cocada.
Em Máncora há opções de alojamento de todo tipo e para quase qualquer orçamento. As opções mais baratas não são sinônimo de bom serviço. Se você não quiser se decepcionar, pesquise bem onde ficar.
Essas são algumas opções:
As opções são infinitas desde aqueles hostales que ficam na beira da praia até os que ficam no vilarejo de Máncora, luxuosos ou simples, hotéis de luxos e mochileiros, todas as opções são válidas quando se trata de passar um bom momento.
Recomendação: confira os perfis online dos hotéis, os comentários e qualificações.
Lembre-se de perguntar se tem ar-condicionado, banheiro privativo, TV a cabo e vista ao mar.
Nós recomendamos:
Endereço: Av. Playa El Amor 121, Máncora
Contato: +51 996206525
Site
Tripadvisor
Endereço: Av. Piura 262, Máncora
Contato: +51 73 258484
Site
Tripadvisor
Endereço: Playa Las Pocitas, Vichayito – Máncora.
Contato: +51 73 283800
Site
Tripadvisor
Essa opção é perfeita para viagem em grupo. Há muitas casas disponíveis para alugar para temporada, estão localizadas em frente à praia e são feitas para férias.
Apenas tem que levar seus objetos pessoais e o que quer comer, porque estão equipadas inclusive com eletrodomésticos e utensílios de cozinha.
Os preços variam, mas ao dividir entre várias pessoas, é o plano perfeito. Isso sim, assegure-se que o acordo do aluguel por temporada seja com alguém de confiança ou reconhecido pelos comentários.
Algumas dessas casas inclusive oferece reserva online para que você possa pagar com cartão de débito ou de crédito sem ter problemas com depósitos.
Alguns turistas se queixam sobre a lentidão do serviço de alguns agentes turísticos em Máncora.
O primeiro que você deve saber é que “barato” não é sinônimo de “bom serviço”. No entanto, você pode encontrar opções de acordo ao seu orçamento que ofereça serviço de qualidade. Busque referências e recomendações de outros viajantes.
Normalmente 10% da gorjeta não está incluso na conta. Pode deixar uma quantidade de acordo com a qualidade do serviço. Lembre-se de apoiar os empreendedores turísticos locais que estão fazendo um bom trabalho.
A comida do norte peruano se destaca pelo frescor dos ingredientes. Com um mar biodiverso em frente não poderia ser de outra maneira. Os peixes e frutos do mar são a especialidade da culinária, assim você não pode deixar de experimentar os seguintes pratos:
La Sirena D’ Juan
Endereço: Av. Piura 316, Máncora
Contato: +51 073 258173
Site
Tripadvisor
Yuka-Máncora
Endereço: Av. Piura 261, Máncora
Contato: +51 073 258173
Website
Tripadvisor
Tokuyo
Endereço: Av. Piura 229, Máncora
Contato: +51 073 290666
Website
Tripadvisor
A três horas de Máncora está o povoado de Catacaos, famoso pelo artesanato reconhecido nacional e internacionalmente. De fato, foi nomeado a Capital Artesanal do país.
Vale a pena ir para conhecer as peças únicas, especialmente as feitas com couro e com filigrana de ouro e prata. A joalheria é reconhecida pela qualidade e delicadeza. Você também pode comprar peças de madeira para presentear, sapatos de couro, bolsas, chapéus e tecidos.
Uma boa recordação para levar para outros lugares são os chifles piuranos,banana, camote ou milho fritos. Se não puder levar ao seu país por restrição aduaneira, é uma ótima ideia comer no resto da sua viagem.
Alguns números que você precisa ter na agenda:
Governo
Saúde
Bancos
Caixas eletrônicos