O que é o mal de altura e como prevenir na sua próxima viagem?
O mal de altura ou soroche, como também é conhecido nos Andes, é uma doença causada pela falta de oxigênio no corpo. À medida que subimos mais alto, a pressão atmosférica é menor, por isso sentimos “falta de ar”.
Ocorre quando sobe de forma brusca a altitudes superiores aos 2,400 metros acima do nível do mar, como por exemplo quando viaja de Lima (161 metros de altitude) para Cusco (3,399 metros de altitude) de avião.
Sites Oficiais:
O mal de altura é bem fácil de reconhecer pelos sintomas. Menos oxigênio chega ao corpo, é possível sentir:
Em geral, o mal de altura dá uma sensação como se você estivesse de ressaca sem ter consumido álcool. O cansaço pode fazer você passar mal como se tivesse gripe.
No entanto, tem outros sintomas mais graves, como:
Nesses casos é importante buscar ajuda médica imediatamente porque poderia ocasionar em um edema pulmonar (água nos pulmões) ou edema cerebral (água no cérebro).
Outra solução imediata é descer das altitudes elevadas para aumentar a quantidade de oxigênio e diminuir os sintomas relacionados aos efeitos da altitude. A pressão baixa sobre o sistema nervoso pode aliviar o mal-estar, mas de qualquer forma é importante consultar um médico.
Acreditam que as pessoas que estão em forma não poderiam sentir o mal de altura, mas isso é um mito. Há outros fatores como idade, subir muito rápido, fazer atividades físicas sem estar aclimatado, dormir mal, comer em excesso ou pouca hidratação que também influem.
Novidade no Peru: Não perca a chance de explorar Huacachina, o oásis escondido que conquistou os corações de milhares de brasileiros. Clique AQUI para conhecer todos os detalhes e embarque na sua próxima grande aventura!
Algumas dicas para prevenir o mal de altura são:
Há uma relação direta entre o mal de altura e a velocidade com que se muda de altitude. Quanto mais brusco a mudança de altitude, é pior a manifestação dos sintomas. Por isso, viajar pela borda da cordilheira dos Andes e subir pouco a pouco é a melhor maneira de evitar o soroche.
É recomendável o roteiro Peru Hop porque nossos ônibus viajam fazendo paradas estratégicas em lugares que são as joias escondidas do Peru.
Por exemplo, Nazca está a 520 metros acima do nível do mar, enquanto Arequipa está a 2,335 metros acima do nível do mar, mas no trajeto que fazemos é uma subida durante toda noite e você poderá dormir nos nossos ônibus confortavelmente, e quando chegar em Arequipa no dia seguinte estará descansado e aclimatado à altura.
Se os sintomas do mal de altura te atacarem, a dica de ouro é descansar no primeiro dia de viagem, tomar muita água e fazer as coisas mais devagar. Isso é muito importante porque seu corpo está recebendo menos oxigênio no sangue e as atividades bruscas podem te afetar.
Isso não significa que o mal de altura vá estragar a sua viagem, apenas deve diminuir o ritmo. Por exemplo, andar mais devagar em relação ao que você anda normalmente, evitar correr ou esperar ficar completamente aclimatado para fazer atividades físicas rigorosas.
Também tem que tomar muito cuidado durante a viagem. O excesso de álcool deve ser reservado para quando o corpo estiver completamente adaptado, isso porque a desidratação é o seu pior inimigo nas alturas. Comer rápido e tomar muita água é o segredo.
Um dos conselhos frequentes dos viajantes, é que quanto mais alto você estiver, o cérebro demora mais para enviar sinais corporais, por isso é necessário tomar água antes de ter sede, comer rápido antes de ter fome e descansar bastante para não forçar o organismo.
Tenha consideração com seu corpo e evitará incômodos.