Como é o Natal em Lima, Peru e como é celebrado o Réveillón? Aqui dizemos tudo o que você deve fazer, o que comer e onde ir.
Se você estiver passando o Natal em Lima – Peru esse ano, tem poucas possibilidades de passar seu natal em branco. Com a temperatura chegando aos 30 °C nas regiões de costa essa é a oportunidade perfeita para passar a celebração do natal no Peru em uma das praias.
Se a praia ou o clima tropical não é para você, tem muito mais opções. Por isso fizemos esse guia para passar o Natal e Ano Novo em Lima.
Sites Oficiais:
O Natal peruano, como na maioria dos países, é um momento para que as famílias estejam juntas e celebrem. Para alguns isso significa assar um peru e servir com arroz, saladas e purê.
Dependendo da região, poderia ter o próprio prato típico do Natal. As alternativas comuns são porco assado ou pratos com peixes na região litorânea.
No Peru é feita as tradições natalinas como nas outras partes da América do Sul. Mas, com certeza, você encontrará um toque especial do local.
Dia 24 de dezembro (véspera de natal) é a celebração principal, e no dia 25 é a oportunidade para ver a outra parte da família e comer o que ficou da noite anterior.
Uma das tradições mais comuns da noite de natal é a revelação do Menino Jesus no presépio. Para esse evento, uma pequena estátua de Jesus é coberta com um lençol e a meia noite, é descoberto, simbolizando o nascimento de Jesus.
Antes ou depois do grande jantar, os presentes são abertos como em nenhuma outra parte do mundo quando os presentes são abertos no dia 25.
Novidade no Peru: Não perca a chance de explorar Huacachina, o oásis escondido que conquistou os corações de milhares de brasileiros. Clique AQUI para conhecer todos os detalhes e embarque na sua próxima grande aventura!
Se você estiver no Natal em Lima, Peru, você passará bem doce! Para o café-da-manhã ou como sobremesa, os peruanos também comem panetone no natal.
O pão/bolo tradicional está recheado de frutas secas e os peruanos comem com um pouco de manteiga. O panetone do Natal é servido com chocolate quente.
Talvez você possa achar estranho tomar chocolate quente durante o verão e muitos peruanos estarão de acordo com você, mas não tem nada melhor que o panetone com chocolate para começar a sentir o espírito natalino.
Possui bastante diferenças de qualidade entre as diferentes marcas de panetone, então compre uma marca que seja conhecida. Nós recomendamos: Todino, D’onofrio e Motta.
Para o chocolate quente recomendamos o Sol Del Cusco. Se a bebida achocolatada não for suficiente e precisa de mais cacau na sua vida, você pode comprar um Chocotón em vez do panetone. O Chocotón possui pedaços de chocolate em vez de frutas secas e também é bem delicioso.
Se você passar o Natal na capital peruana, tem muitas opções. Pode passear pelas ruas decoradas do Centro de Lima ou Miraflores; ir ao Parque das Águas para ver um espetáculo de luzes noturno; ver o tradicional Casca nozes no Teatro Municipal de Lima ou ver fogos artificiais no Malecón de Miraflores.
Para uma experiência mais gourmet, você pode perguntar pelos jantares de Natal nos melhores restaurantes de Lima e saborear a culinária peruana na sua versão natalina.
Cusco está cheio de festas, mas também se torna natalino. A mistura entre tradições andinas e cristãs fazem que Cusco seja um lugar único para passar o natal no Peru.
Todo ano, Cusco tem uma feira natalina dia 25 de dezembro que é conhecido como Santurantikuy ou Venda dos Santos. Nessa feira, artesãos de toda parte do Peru se reúnem na Praça Central (Plaza de Armas) de Cusco para vender suas obras.
Os produtos são artesanais e religiosos, como por exemplo, vendem peças de cerâmica para o nascimento e os famosos “Emanuelitos”, uma representação do menino Jesus Cristo em grandes proporções.
Os artesãos viajam longas distâncias com pouco recurso, alguns passam o dia 24 de dezembro dormindo na Praça Central. Se você estiver em Cusco, lembre-se de visitar o mercado e adquirir alguns desses produtos. É sempre bom apoiar os artesãos locais.
Durante o período de festas você poderá optar por um tour ou trilha natalina e assim poderá chegar a Machu Picchu, chamado Aguas Calientes, a entrada para Machu Picchu.
Mesmo que Aguas Calientes seja um povoado turístico, também é bonito e acolhedor, assim que não é uma má ideia passar o natal nas ruínas Incas mais famosas do mundo.
Ainda que haja poucos eventos grandes de natal no Peru, você poderia fazer muitas coisas diferentes no final do ano, como visitar a selva ou passar nas praias de Máncora. Um país grande e variado como o Peru verdadeiramente tem tudo.
Isso sim, reserve seus ingressos com antecipação durante as festas de fim de ano. É a época do ano que peruanos mais viajam, e comprar sua passagem de ônibus, trem ou avião um dia antes talvez não seja suficiente.
Dica quente: Peru Hop - A empresa mais usada pelos brasileiros para viajar pelo sul do Peru. Veja AQUI mais informação de como funciona a empresa.
No réveillon, a maioria dos jovens peruanos passam esse tempo com seus familiares e depois da meia noite vão às festas com seus amigos. Se você estiver buscando um réveillon realmente peruano, terá que ir à praia mais próxima e participar de algumas dessas festas.
Antes de dizer os melhores lugares para passar o réveillon no Peru, esses são algumas das tradições que você precisa saber.
Como na maior parte do mundo, as tradições peruanas de réveillon estão relacionadas na maioria com a sorte.
Uma das tradições mais conhecidas é a das uvas. Quando o relógio marca às 12am, é um costume comer 12 uvas, uma para cada mês que vem, enquanto você pede desejos. É um desejo por uva!
Depois vem a cor da roupa que você veste, incluindo a roupa íntima, normalmente vermelha, para trazer o amor; amarela, para a sorte; verde, para o dinheiro; e branca para a saúde.
Outras pessoas também acendem velas coloridas ou tomam banho com flores que representam o que desejam para o ano que vem.
Algumas famílias compram ou fazem seus próprios amuletos. Também é comum comer lentilha no jantar de ano novo para trazer prosperidade; ou correr pelo quarteirão com uma mala nos primeiros minutos do ano para garantir viagens pelo mundo no ano que começa.
Alguns costumes envolvem vestir um boneco com roupa velha e queimá-lo. Simboliza a transição do velho ao novo. Com o mesmo espírito, é comum usar roupa nova durante a noite de réveillon.
Outra tradição especial é colocar batatas debaixo da sua cadeira. Uma sem casca, uma sem casca parcialmente e a outra com casca. Tem que escolher uma batata sem olhar e a que você escolher será uma predição para o ano que vem. Se escolher a que ainda tem casca, terá BASTANTE dinheiro no ano que vem.
É verão no Peru durante as festas, as pessoas geralmente vão às praias. As praias mais populares estão ao sul de Lima: Punta Hermosa, Asia, Pulpos, Punta Negra, San Bartolo e El Silencio.
Essas cidades litorâneas são relativamente seguras e alguns lugares como Asia são luxuosas e se convertem em cidades pequenas por apenas quatro meses do ano.
Como uma regra, qualquer lugar ao sul do quilômetro 41 da Panamericana Sur, inclusive Paracas e Ica são bons lugares para passar o réveillon se você quiser escapar de Lima sem ir muito longe.
Se você preferir passar o réveillon fora da capital, também poderia ir a algumas das praias em Máncora ou Punta Sal ao norte do Peru. Uma opção completamente diferente seria passar em Cusco. Continue lendo para saber o que a Capital Histórica do Peru tem para oferecer.
Cusco é uma das cidades com as festas mais loucas do Peru e a noite de réveillon não é exceção.
Pessoas de todas as regiões se reúnem na Praça Central (Plaza de Armas) para a contagem do ano novo e ver o espetáculo de queima de fogos que ocorre todos os anos. Depois das 12am, os restaurantes e discotecas estão cheias até a manhã do dia seguinte.
Se você estiver no Vale Sagrado no dia primeiro de janeiro, poderá participar da celebração “Sinkuy” que é realizada na bela praça central de Ollantaytambo.
Normalmente o prefeito e a primeira-dama começam. Pessoas de todas as regiões se reúnem com máscaras, levando suco, carnes e pão modelado como animais.
Essa época do ano é sempre especial, se você tiver a sorte de estar no Peru, essas festas podem ser as mais lembradas da sua vida.
O Peru é a mistura perfeita de tradições, festas e excelente comida típica peruana quando se trata do natal. Se você tiver a oportunidade de passar o réveillon com um habitante, será maravilhoso.